Centro Odontomédico Henri Dunant,
salas 109 a 112, Garibaldi.
CENTRAL DE ATENDIMENTO:
(71) 3245.5664 | 98789.5664

Videocolonoscopia, Cromoscopia

A Colonoscopia é um exame que consiste na visualização do interior do intestino grosso e da parte final do intestino delgado, através de imagens coloridas que podem ser gravadas. Com o objetivo de ajudar a verificar a existência de lesões nas paredes intestinais, é feito através de um endoscópio inserido pelo ânus.

O procedimento torna possível a prevenção do câncer intestinal e é capaz de remover pólipos e estancar pequenos sangramentos nas paredes do cólon. A Colonoscopia também pode ser usada para remover amostras de lesões suspeitas para serem analisadas através de biópsia. Em geral, o exame é realizado sob sedação e anestesia local, assegurando que o paciente não passe por desconfortos durante o processo.

TODA A POPULAÇÃO, NA FAIXA ÉTARIA ACIMA DE 50 ANOS, É OBRIGADA A REALIZAR COLONOSCOPIA E POSTERIOR VIGILÂNCIA CONFORME OS ACHADOS NO PRIMEIRO EXAME.

A Cromoscopia é uma técnica associada à Endoscopia Digestiva que é utilizada para realçar detalhes que passariam despercebidos à observação por endoscópios tradicionais. A Cromoscopia química é um procedimento pelo qual é instilado corantes na mucosa que possibilitam uma melhor visualização da mesma. Temos, além disso, a Cromoscopia virtual, usando-se lentes especiais, na extremidade distal do aparelho, ocorrendo uma visualização amplificada (mais de 100x do que o aparelho convencional).

Durante a Colonoscopia poderá ser feito também polipectomias, biópsias e tatuagem de lesões, assim como retirada de neoplasia precoces.
Da mesma maneira, como descrito para Endoscopia Digestiva Alta, pode ser feito hemostasia ou fechamento de alguma laceração com clips metálicos.

Top